domingo, 10 de outubro de 2010

Adivinhas

Tem a casa bem guardada
Ninguém lhe pode mexer
Sozinha ou acompanhada
Em Novembro nos vem ver.

Castanha

Verde foi meu nascimento
Mas de luto me vesti
Para dar luz ao mundo
Mil tormentos padeci

Azeitona

Uma caixa redondinha
Mas que pode rebolar
Todos a sabem abrir
Mas ninguém a sabe fechar.

Ovo

É uma senhora muito esbelta
E com finos véus se aperta
Quem tiver que a desapertar
Muitas lágrimas há-de chorar.

Cebola

Tenho camisa e casaco
Sem remendo nem buraco
Quando no lume me metem
Estoiro como um foguete.

Castanha

Qual é a coisa qual é ela:
Nasce ao murro e morre à facada?

Pão

Qual é a coisa qual é ela:
Que antes de o ser já o era?

Pescada

O que é que:
Quanto mais quente está mais fresco é?

Pão

Qual é a coisa qual é ela:
Cai no chão fica amarela?

Ovo

Qual é a coisa qual é ela:
Tem cabeça mas não é gente
Tem dentes e não é pente?

Alho

O que é que:
Entra como ouro
Sai como neve?

Grão de milho

O meu nome é pouco limpo
Pelo dono sou cevado
Quando tenho uns bons quilos
Por ele sou devorado.

Porco


No campo me criei
Metida entre verdes laços
Aquela que faço chorar
É quem me faz em pedaços.

Cebola


Branco é
Galinha o põe.

Ovo


O que é que é
Quanto mais alto está
Melhor se lhe chega?

Água


Alto foi meu nascimento
De senhora recolhida, caí abaixo
Tamanha queda dei,
Que a minha casa não voltei.

Castanha



É encarnadinha,
Tem coroa e não é rainha.

Romã


Verde por fora
Encarnada por dentro
E os jogadores da Académica jogam lá dentro.

Melancia


Redondinha, redondão
Que nasce por baixo do chão.

Batata


Casinha amarela, quase vermelha
Não tem porta nem telha.

Laranja


Filho duma bela
Com muitos irmãos
Vestindo calça amarela
Todos lindos, todos sãos.

Banana


Tem dentes e não come,
Tem barbas e não é Homem

Alho


Uma arquita pequena
De bom parecer,
Não há carpinteiro que a saiba fazer.

Noz


Tem coroa e não é rei
Tem escamas e não é peixe.

Ananás


Redondo, redondinho
Como a pedra de um moinho.

Queijo

Sem comentários:

Enviar um comentário